segunda-feira, 25 de junho de 2012

Sábado Trabalhado

            Apesar de todos os avanços legais voltados para a educação da criança pequena, não 
podemos deixar de levantar a necessidade de lutarmos por uma educação infantil de qualidade
que prime pela formação humana. Por isso, é importante ressaltar a defesa da
indissociabilidade entre o cuidar e o educar que deve caracterizar as ações escolares voltadas
para este nível de ensino. Tendo esta premissa, nossa discussão possui como propósito
discutir aspectos essenciais que devem constantemente ser considerados e revistos para que as 4762
ações educativas na educação infantil sejam sistematizadas e garantam, desse modo, um
processo emancipatório para as crianças.
           Neste sentido, pensar sobre a importância da rotina no cotidiano das práticas
educativas, na organização dos espaços, na presença do brincar como eixo do trabalho
educativo-pedagógico e na necessidade deste trabalho estar orientado por projetos colabora 
para que as ações escolares com crianças de 0 a 5 anos interfiram positivamente sobre o
desenvolvimento infantil. Assim, defendemos que tais elementos colaboram no repensar da
prática pedagógica, permitindo o professor ter condições de planejar atividades que realmente
possibilitem uma aprendizagem.







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