Apanhar o Lenço
APANHAR O LENÇO: - (ATIVO)
Material
Um lenço
Preparação:
Duas linhas paralelas distantes 8 a 10 m. Marca-se o centro do campo onde se coloca o lenço.
Formação:
Os jogadores formarão dois partidos dispostos atrás da linha. Todos serão numerados. Cada partido com os mesmos números.
Desenvolvimento:
O professor falará um número e os jogadores chamados correrão até o centro, terão como objetivo apanhar o lenço e voltar a sua fileira. No caso de um conseguir apanhar o lenço o outro deverá perseguí-lo e tocá-lo antes que ele consiga atingir a fileira.
Pontos:
Alcançará dois pontos para o seu partido o jogador que conseguir apanhar o lenço e voltar a fileira sem ser tocado.
A JAULA: - (ATIVO)
Preparação:
Um grupo de crianças dispostos em círculos (lado a lado sem darem as mãos) forma a jaula. O outro grupo, cujos elementos representam os animais, se dispersa pela quadra. O professor usará apito ou campainha.
Desenvolvimento:
Ao sinal do professor os animais põem-se a correr, ora entrando, ora saindo da jaula. A um novo apito, as crianças do círculo dão as mãos fechando a jaula e prendendo, desse modo, os que ficaram dentro do círculo. Estes vão então fazer parte do mesmo, juntando-se aos que formam a jaula. A seguir o jogo recomeça até que todos os animais tenham sido aprisionados.
A GATINHA PARDA: - (CALMO)
Material:
1 lenço e uma varinha.
Desenvolvimento:
Forma-se a roda. Ao centro fica uma criança, previamente com os olhos vendados, com um lenço dobrado, de modo a impedi-la de ver. Traz na mão uma varinha.
As que formam a roda, girando sempre cantando: A minha gatinha parda que há três anos me fugiu!… Quem roubou minha gatinha?… Você sabe; você sabe; você viu… Calam-se. A criança que está ao centro bate com a varinha em uma das crianças que está na roda. Esta mia como um gato. Se a do meio a reconhece pela voz, diz-lhe o nome e essa vai ocupar-lhe o lugar. Se a que está dentro da roda se enganar, o jogo prossegue até que ela adivinhe.
BARATA ASSUSTADA: - (MODERADO)
Material: Uma bola
Preparação:
As crianças formam um círculo bem grande conservando bastante espaço entre si. Uma delas recebe a bola.
Desenvolvimento:
Ao sinal de início, a bola vai ser passada de uma em uma à volta do círculo, o mais depressa possível, sem faltar ninguém. Depois de um apito ela é mandada na direção contrária sem perda de tempo. Os sinais são dados a intervalos irregulares, ora demorados, ora seguidos com rapidez para exigir atenção contínua dos jogadores. Quem não obedecer prontamente a ordem e não arremessar a bola depois do sinal, paga uma prenda. A vitória é dos jogadores que termina a brincadeira e não pagam prendas.
Prendas: Imitar um bicho, pular agachado, cantar, etc.
Dicas:
Este jogo pode ser adapitado, o professor pode fazer com que as prendas sejam, por exemplo, contas de adição subtração, enfim de acordo com o nível dos alunos.
Ou trabalhar com outros conteúdos que estejam em foco na sala de aula, como sistema solar, corpo humano, datas comemorativas e outros infinitos temas.
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