segunda-feira, 2 de abril de 2012

Início das aulas na Educação Infantil


     O início das aulas na Educação Infantil é marcado pela adaptação, etapa importantíssima para criar ou fortalecer vínculos afetivos. No maternal II, esta fase é ainda mais delicada, pois a criança estranha o ambiente e não consegue compreender o que significa a escola, o que está fazendo lá e, principalmente, que os pais continuam a existir mesmo quando não estão diante de sua vista. Por isso, é preciso ter muita tranqüilidade, paciência e, acima de tudo, confiança na sua escolha.
     Muitas vezes, esse processo não ocorre só da criança. Os pais também precisam estabelecer um vínculo sólido com a escola. Na adaptação, eles observam de perto as atitudes dos professores, conhecem os funcionários e compartilham com outros pais experiências, angústias e conquistas. É importante que a mãe, o pai, avós ou alguém com quem a criança tem um vínculo afetivo forte a acompanhe nos primeiros dias, assim, sempre que a ansiedade, insegurança ou choro resolverem aparecer, a criança vai ao aconchego desta pessoa para que saiba que tem um respaldo e que não foi abandonada.
     Dessa forma, aos poucos a criança consegue estabelecer novos realcionamentos e vai percebendo como é gostosa essa nova vida. Ela começa a entender o que significa a escola, a se socializar, desenvolver a coordenação, aprender a lidar com tempo, espaço, lateralidade, percepção, desenvolver a linguagem, pensamento lógico, conhecer músicas, fazer artes plásticas, além de outras artes, lidar com a diversidade e elevar sua auto-estima.
    Porém, é evidente que a criança não percebe que está desenvolvendo tantas habilidades, pois esse trabalho é feito progressivamente de uma maneira lúdica e saudável. Mas é sempre bom lembrar: todos os esforços e a atenção de pais e professores durante esse período têm um objetivo em comum: a segurança e felicidade dos alunos no ambiente escolar.
 

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