Sequência de atividades sobre o elemento natural terra
Objetivos de Ensino:
• Propiciar a aprendizagem sobre algumas características da terra, incentivando a busca por novas descobertas;
• Oportunizar momentos de exploração da imaginação e das brincadeiras de faz de conta;
• Contribuir para a ampliação do repertório de músicas conhecidas pela turma;
Objetivos de Aprendizagem:
• Conhecer algumas características do elemento natural Terra;
• Pesquisar em outras fontes informações sobre o tema;
• Perceber as transformações deste elemento natural;
• Explorar as brincadeiras de faz de conta e a imaginação;
• Ampliar o repertório de músicas conhecidas.
1º Dia:
• Primeiramente, iremos questionar o grupo sobre o que eles conhecem sobre o elemento Terra, o que querem conhecer e o que precisam aprender, fazendo uma lista destas informações, sendo que o professor fará o papel de escriba.
• Em seguida, a professora irá disponibilizar diversas fontes de pesquisa, como jornais, revistas e livros. O grupo será incentivado a pesquisar nestes materiais informações sobre as suas dúvidas levantadas na roda de conversa. A professora irá lendo as informações coletadas pelo grupo, escrevendo em outro cartaz as características do elemento natural terra.
2º Dia:
• Iremos relembrar com o grupo, em uma roda de conversa, as diversas informações coletadas no dia anterior, sendo que a professora irá trazer algumas imagens sobre este elemento e outras informações para complementar a pesquisa do dia anterior.
• Em seguida, iremos propor uma brincadeira com este elemento. Será disponibilizada a terra seca, água, panelinhas e outros objetos para que as crianças explorem este elemento e brinquem de faz de conta.
3º Dia:
• Plantar com o grupo uma planta em um vaso e em outro vaso será colocado apenas terra, explicando que um dos recipientes será regado e o outro não, para percebermos a transformação da terra ao longo do tempo.
• Diariamente, iremos observar com a turma as transformações ocorridas nas plantas e na terra, realizando registros destas através de desenhos e relatos, tendo como escriba a professora.
4º Dia:
• A professora irá conversar com o dono de uma empresa que extrai barro de morros, para verificar a possibilidade de uma visita a este local.
• Durante a visita, as crianças serão incentivadas a observar as diversas cores da terra que está sendo retirada do morro. Iremos coletar um pouco de terra para utilizarmos posteriormente.
5º Dia:
• Neste dia iremos propor realizar uma atividade de modelagem com argila, que será amolecida com água.
• No término da atividade, iremos questionar o grupo sobre a dificuldade ou facilidade de explorar este material.
6º Dia:
• Neste dia, iremos realizar outra proposta de modelagem com argila, mas agora ela estará um pouco mais seca.
• Após o término da proposta, a turma será questionada novamente sobre a dificuldade ou facilidade da proposta, sendo que os comentários sobre a modelagem com argila amolecida e seca serão agrupados em uma tabela, para que as crianças possam perceber as diferenças dos estados deste elemento.
7º Dia:
• Iremos apresentar um documentário sobre a seca no Brasil, mostrando as transformações da terra sem as chuvas.
• Após a sessão de vídeo, faremos uma roda de conversa para discutirmos as informações coletadas e escrever mais dados no cartaz sobre as características do elemento natural terra.
8º Dia:
• Iremos explorar a música: Asa Branca de Luiz Gonzaga, conversando e questionando o grupo sobre as informações oferecidas por esta canção, problematizando algumas frases.
9º Dia:
• Neste dia iremos resgatar as terras coletadas na visita a um local de extração de terra. Coletivamente, misturaremos cada terra de cor diferente, com um pouco de água e o grupo será incentivado a desenhar com estas tintas naturais com pincéis sobre cartolinas. Iremos incentivar as crianças a fazerem os desenhos sobre a música Asa Branca, que foi abordada no dia anterior.
• Realizaremos uma roda de conversa, relembrando o grupo sobre o que eles já sabiam sobre o elemento natural terra, o que queriam aprender, de acordo com as informações registradas na lista no início desta sequência de atividades e o que aprenderam, sendo que podem surgir encaminhamentos para novos planejamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário