v Explorando sons: colocar em uma caixa de sapato várias figuras de objetos ou animais que possuem sons como boi, peru, gato, grilo, cachorro, ovelha, galo, abelha, pato, pinto, telefone, relógio, sino e outras. Então, uma criança de cada vez irá retirar uma figura, dizer o que é e fazer o seu som característico.
v Brincadeira: Seu lobo está? Todas as crianças irão passear pela sala enquanto cantam: “Vamos passear na floresta, enquanto seu lobo não vem. Seu lobo está?” Uma professora imitando a voz do lobo irá responder: “Estou colocando a blusa, estou colocando os sapatos e assim por diante”. Para encerrar a brincadeira, a professora “lobo” irá dizer que está pronto e correrá atrás das crianças.
v Fique atento ao comando: Utilizando um tambor será explicado para a turma que toda vez que a professora tocar no tambor, todos irão fazer um movimento como dar um pulo, abraçar um colega, jogar um beijinho, dar um passo para frente, bater palmas, imitar um cachorro, um gato e assim por diante.
v Meu corpo: As crianças irão dançar ao ritmo de músicas variadas, quando a música parar todos irão realizar as solicitações da professora ou de um colega como encostar na parede: as mãos, a testa, os cotovelos, o nariz, os joelhos, os pés e assim por diante.
v Brincando de mímica: As professoras irão realizar várias mímicas para que as crianças possam adivinhar o que é, alguns exemplos: imitar animais, expressar sentimentos e realizar ações.
v Brincando com instrumentos: Primeiramente, as professoras irão mostrar um instrumento musical, perguntando qual o seu nome e mostrando o som que ele produz. Serão usados vários instrumentos como flauta, pandeiro, tambor, prato, sino, coco e outros. Em seguida, a professora irá se esconder atrás de uma cortina e fará novamente o som dos instrumentos questionando a turma sobre o som que estão ouvindo e o seu respectivo instrumento musical. Para finalizar a atividade, todos poderão explorar livremente os instrumentos disponibilizados.
v A professora desenhará no chão um grande círculo com giz de cal. Então as crianças irão dançar ao redor do círculo ao som de diferentes ritmos musicais. Quando a música parar, todos serão convidados a entrar no círculo. Depois de várias rodadas, iremos diminuir o tamanho do círculo gradativamente, incentivando a turma a ficarem mais pertos uns dos outros.
v Cantando no microfone: As crianças serão convidadas a cantarem em um microfone diversas músicas.
v Escutando os sons do ambiente: Iremos convidar a turma a se deitar no chão da sala, a fechar os olhos e a ouvirem os diversos sons do ambiente.
v Serão colocados sobre uma mesa várias figuras de animais e no rádio será colocado o som das figuras dos mesmos. Em seguida, uma criança de cada vez irá ouvir o som e pegará no chão a figura do animal correspondente, dizendo o seu nome.
v Dançar ao som de diversas músicas e quando estas pararem, imitar os gestos das professoras como levantar os braços, abaixar, rodar, pular, abraçar o amigo, fazer cócegas e outros.
v Cabra cega musical: Uma criança terá os olhos vendados e outra ficará parada em um lugar da sala, mexendo em um instrumento musical. A criança vendada localizará o instrumento apenas seguindo o seu som. Quando conseguir encontrá-lo, serão trocadas as crianças, para que todos possam participar.
v Qual é a música?: Será colocado no rádio um CD com apenas o ritmo de diversas músicas infantis, sem a letra e a turma será convidada a identificá-la e cantá-la.
v Encontrando o instrumento: Uma criança de cada vez estará com os olhos vendados e seguindo as orientações das professoras como pedir que ela ande para frente, ande para um lado, para o outro, irá encontrar o seu prêmio: um instrumento musical.
Estas são apenas algumas ideias, pois o desenvolvimento da linguagem musical é muito mais amplo, sendo que gradativamente irei postar mais sugestões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário