sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Música, brincadeira e diversão...


 

  • Brincando de Mestre com bexigas: Providencie uma bexiga cheia de ar para cada criança da turma. Se as crianças já conseguirem encher, proponha que eles realizem esta tarefa. É importante ter outras bexigas de reserva, caso alguma estoure. Em seguida, as crianças irão explorar livremente este material, observando e brincando. Terminada a exploração inicial, solicite que as crianças, segurando as bexigas, se organizem sentadas em roda para que você possa explicar a brincadeira. Então coloque uma música e inicie a brincadeira fazendo o papel de mestre, ou seja, executando movimentos variados com sua bexiga para que as crianças os reproduzam. Num segundo momento, uma criança de cada vez será o mestre para que os colegas os imitem, sendo que a brincadeira termina quando todos do grupo tiverem participado sendo os mestres.
  • Estátua divertida: Distribua uma bexiga cheia para cada criança da turma e coloque uma música animada. Peça as crianças que se movimentem pelo espaço dançando, como nas brincadeiras de estátua, quando a música parar todos deverão fazer uma estátua com o corpo, utilizando a bexiga. Nesta atividade, as crianças usam a imaginação e a criatividade para produzir poses divertidas e diferentes, sendo que a exploração das possibilidades corporais também é privilegiada.
  • Dança da bexiga: Esta brincadeira deve ser realizada em duplas, distribua uma bexiga para cada criança, logo após, convide todos para brincar, dançando em duplas com a bexiga entre alguma parte do corpo. As crianças não deverão colocar as mãos na bexiga somente as partes do corpo. Peça para as crianças se manterem atentas para que a bexiga não caia no chão enquanto realizam a brincadeira, desta forma, todos irão desenvolver o equilíbrio e outras habilidades corporais.
Fonte: Revista Guia prático para professoras de educação infantil – Autora das sugestões: Juliana Macedo Balthazar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário