terça-feira, 10 de julho de 2012

DICA DE ATIVIDADE: HARRY E TOT


™Resumo 
A ludicidade, a criatividade e o encantamento dos personagens Harry (lebre), Toto (tartaruga), Gina (girafa), Carlão (cavalo), Pedro (pinguim), Hugo (urso), Léo (leão), Paula (pata), Cristal (crocodila), Elias (elefante) e Gema (galinha) fazem desta série  um excelente instrumento para o professor trabalhar, em sala de aula, conceitos opostos, extremamente importantes na educação infantil. Entre os 26 episódios da série, as crianças poderão vivenciar junto aos personagens as diferenças entre: dia e noite; levantar e sentar; verão e inverno; grande e pequeno; campo e mar; perder e encontrar; para cima e para baixo; sons altos e sons baixos; rir e chorar; parar e ir; fácil e difícil; vazio e cheio; velho e novo; aberto e fechado; rápido e devagar; ganhar e perder; entrar e sair; acima e abaixo; congelar e derreter; alto  e  baixo; subir   e  descer;  sussurrar  e gritar;molhado e seco; escuro e claro; doente e saudável e, por fim, dar e receber.

Componente curricular
Linguagem oral e escrita
Movimento

™Duração da atividade 
O professor poderá programar 3 sessões de aproximadamente 1 hora para desenvolver esta atividade, pois o nível de atenção e interesse das crianças na idade em que se encontram é bastante curto, sendo necessário variá-las.  

™O que o aluno poderá aprender com essa aula 
 Com esta atividade, o aluno poderá desenvolver habilidades como: saber ouvir, recontar história, recortar, colar, pintar e aprender de forma lúdica os conceitos apresentados nos episódios que o professor achar por bem trabalhar. 
™ Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno Previamente à execução da atividade, o professor deverá fazer uma sondagem  dos conceitos que os alunos já dominam e dos que deverão ser desenvolvidos. Posteriormente, o professor deverá  escolher  os episódios que melhor se adequarem à realidade de sua turma para passar aos alunos, visto que estes são bastante ilustrativos e poderão ser o ponto de partida para iniciar o trabalho.  

 Estratégias e recursos da aula/descrição das atividades 
1ª Etapa: 1 sessão de 1 hora 
Apresentação dos episódios previamente selecionados. Neste momento, o professor deverá incentivar os alunos a prestarem bastante atenção no vídeo, desenvolvendo a habilidade do “saber ouvir”. Em seguida, os alunos deverão ser estimulados a recontarem oralmente ao que assistiram. A proposta é fazer uma roda de conversa em que o professor começa a recontar as cenas e pede  que as crianças continuem. É interessante que as falas dos alunos sejam registradas pelo professor em  um  cartaz  e  depois expostas num mural para que as crianças vejam a letra escrita. O cartaz deverá ser  ilustrado pelas crianças através de desenhos ou colagem de gravuras  que representem as histórias recontadas.  
2ª Etapa: 2 sessões de 1 hora 
Muitas são as formas para se desenvolver conceitos, porém, como forma de auxiliá-los, sugerimos a  confecção do jogo da memória dos opostos.Inicialmente, o professor deverá fazer uma pré-seleção de revistas, jornais, gravuras e outras fontes que tenham imagens relacionadas à série. Em seguida, com os alunos sentados em roda, o professor fará, com eles, a seleção das gravuras, instigando a  análise das imagens por meio de perguntas sobre seus opostos. Seria bastante interessante se os personagens da série estivessem presentes no jogo; afinal, o vídeo foi o problematizador inicial do conteúdo e, portanto, seria muito rico que fosse articulado nesse momento também.  Em seguida, poderá se  iniciar a confecção das cartelas. As peças deverão ser coladas em um material mais resistente como papel cartão, papelão, isopor, ou qualquer outro material disponível. Se possível, as cartas deverão ser plastificadas para durar mais.  

   Com esta atividade, os alunos trabalharão a coordenação motora, por meio da pintura, recorte e colagem. Depois de tudo pronto é só estabelecerem as regras para o jogo e começarem a brincar.  Com certeza, as crianças ficaram orgulhosas de suas produções e ajudarão a conservar os joguinhos. Em pouco tempo, todos estarão com os  conceitos  bem desenvolvidos. Agora não perca tempo, faça da aprendizagem um momento de prazer!  
3ª Etapa: Pesquisa no Portal do Professor 
(portaldoprofessor.mec.gov.br) 

Lá você encontrará muitas sugestões de aulas e também poderá dar sua contribuição, postando novas aulas; ficará saberá o cotidiano das salas de aula espalhadas por todo o Brasil; conhecerá uma grande coleção de recursos multimídia; obterá informações  sobre cursos  e  materiais  de  formação  e  interagirá  com outros professores. Faça desta atividade, uma rotina em sua prática pedagógica.   Comece agora! Clique em “espaço da aula”; depois,  “sugestões de aula” e preencha os campos com as seguintes informações: 
Busca– jogos 
Nível de Ensino – educação infantil 
Componente Curricular – matemática
Tema – espaço e forma

Ordem de Classificação – melhor classificados Procure a aula: Procurando um tesouro no sítio do picapau amarelo de UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇACom esta sugestão de aula, você  levará seus alunos a refletirem sobre as diferenças entre o meio rural e o meio urbano com uma aula de 
campo. Com certeza, estes opostos, eles jamais esquecerão!


™ Questões para discussão
Brincar é uma necessidade básica da criança, assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação. Brincar a ajuda no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, por meio das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona     idéias,     estabelece    relações     lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói o próprio conhecimento. Portanto, cabe ao professor estimular a imaginação infantil, oferecendo materiais dos mais simples aos mais complexos, para que os alunos criem seus brinquedos dando a estes 
possibilidades de fantasiar e brincar.
Consultor: Angelita Machado



A TV Escola leva até a sua sala de aula os melhores documentários e séries de conteúdo educativo.
Acompanhe nossa programação no Canal 123 da Embratel, no Canal 112 da SKY, no Canal 694 da
Telefônica TV Digital ou gratuitamente sintonizando sua antena parabólica: analógica - Hor /Freq. 3770 e
digital banda C Vert /Freq. 3965.
Na internet acesse http://tvescola.mec.gov.br e assista ao vivo, 24 horas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário