domingo, 2 de outubro de 2011

PROJETO KIDSMART

Sequência Didática: Diversidade Cultural na Educação Infantil

Área de formação humana: Identidade
Tema: Diversidade Cultural
Elaboração: Educadora Priscila C.. Nazário
Turma: Pré (32 alunos de 4 á 5 anos)
Tempo Estimado: 15 Dias (2 vezes por semana)

JUSTIFICATIVA:
A Sequencia Didática Diversidade Cultural propõe uma discussão não só com os pequeninos, mas também com todo CMEI sobre identidade cultural destes e as várias culturas existentes em nosso país no âmbito individual, social e coletivo, buscando entrelaçar as diversas linhas do conhecimento das Áreas de Formação Humana.
O trabalho com Literatura Infantil, nos trás possibilidades de explorar várias habilidades e competências desta faixa de idade. Sendo assim, com a opção da história Menina Bonita do Laço de Fita como ponto de partida para a discussão, pode-se explorar a heterogeneidade no Cmei, como o preconceito racial, buscando, as origens dos participantes, suas descendência, culturas em que estão inseridos, como: comidas típicas, costumes, danças, lendas e religião, não só local, mas também global. Com isso, formar cidadãos críticos e autônomos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo.

OBJETIVO GERAL:
Abordar as diversidades culturais bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Pesquisar as diferentes culturas da comunidade juntamente com a interação família CMEI;
*Estimular a formação de opiniões, atitudes e valores que desenvolvem os cidadãos críticos e éticos para a consciência étnico-racial;
*Trabalhar a auto-estima no educando, para que este possa relacionar-se com os seus pares.Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

RECURSOS:
Livro de história; DVDs; Fotos; mapa-múndi; computador; revistas; isopor; lápis de cor; tinta guache, pincel; papeis coloridos, caderno de desenho.
DESENVOLVIMENTO:

1° ETAPA
No computador mostrar para os educandos o vídeo: “Dumbo-Trabalhando as Diferenças. (YOU TUBE- http://youtu.be/aLSSXrkm3Sk)

2° ETAPA
Deixar para disposição dos educandos revistas, para procurar imagens de diferentes pessoas e grupos sociais e recortá-las.Na roda de conversa deixar exposto aos olhos dos educandos as imagens selecionadas pelos mesmos, e questioná-los sobre o que podem ver de diferença ou semelhanças entre as pessoas das fotos. Comparando a cor dos olhos, do cabelo, como se vestem, etc.

4°ETAPA
Leitura do poema “A Diversidade Cultural”e fixar no mural de atividades do pátio externo juntamente com as imagens selecionadas pelos educandos.

5° ETAPA
Leitura da História: “Menina Bonita do Laço de Fita” e pedir para que os educandos desenhem no caderno de desenho a história.Em seguida,no computador os educandos poderão ver a história em animação(You tube-http://youtu.be/gzMdC-Hwo2I)

6°ETAPA
Desenho livre no Paint em dupla, cada qual deverá desenhar seu amigo no computador e imprimir seu desenho e deixar exposto no mural da sala, para que seus colegas possam visualizar suas produções artísticas. Enquanto uma dupla está no computador, as demais crianças da sala estarão brincando nos cantinhos de atividades diversificados.

7° ETAPA
Construir com os educandos um gráfico no computador, com as seguintes características: cor dos olhos e cabelos. E em seguida a professora entregará um adesivo com o nome e cada aluno deverá colocar o seu nome na coluna correta.Após ficar pronto o gráfico,comparar quantas crianças tem olhos e cabelos escuros e quantas crianças tem olhos e cabelos claros.

8° ETAPA
Xilogravura: Na frente do espelho os educandos irão se auto desenhar na forma de isopor, fazendo relevo com o lápis preto. Em seguida, irão passar o pincel com tinta preta sobre forma,e depois transpassar o desenho no papel sulfite.

9° ETAPA
Em roda a professora irá colocar fotos trazidas pelos educandos espalhadas ao meio, um a um irá escolher uma foto e analizar as caracteristicas do pai ou da mãe e tentar adivinhar a qual colega pertence a foto.

10 ° ETAPA
Mostrar o mapa mundi juntamente com fotos de pessoas de cada região, mostrando as suas caracteristicas fisicas, suas vestimentas, como vivem, etc. Finalizando a sequencia com um desfile das etnias para o Cmei.As roupas para o desfile será providência pela pedagoga e pela educadora que possuem roupas de etnias.

11º ETAPA
No programa jclic colocar para os educandos o joga da memória com imagens de pessoas de diversas etnias. E também, o jogo quebra cabeça com foto das crianças da sala.

AVALIAÇÃO:
Observação e registro na pauta de observação sobre a participação dos alunos em todas as situações de aprendizagem, relatando avanços e dificuldades

* Atenção: Devido o roubo do CPU infelizmente não foi possível realizar as etapas que se utilizavam do KidsMart.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Foi gratificante ter realizado essa Sequencia didática com os educandos, pois ao longo do tempo as crianças além de demonstrarem interesse em participar das atividades propostas demonstraram também que aprenderam a valorizar a si e ao próximo. Entendendo que todos são iguais, que não importa a raça ou a cor de sua pele para ser feliz. Ao final da Sequencia o objetivo foi alcançado com sucesso e com auxilio do kidsmart só acrescentou essa conquista. Porque está em nossas mãos o compromisso em formar cidadões críticos e que respeitam a diversidade cultural



Nenhum comentário:

Postar um comentário