quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Berçario I E II


Quando a criança começa a morder

Paladino
Quando você menos espera, nhac! Seu anjinho ainda está mamando e já ataca seu peito sem piedade, com uma mordida daquelas, experimentando o uso e a força dos primeiros dentinhos. Você pode não ter se dado conta, mas os dentes são o primeiro recurso que a criança ganha e que pode ser usado para intervir no ambiente, para mostrar aos outros que ela tem presença ativa. As mordidas podem começar assim.

Depois, seu filho morde os brinquedos, como uma forma de exploração. Mais crescido, porém, pode usar a mordida para expressar descontentamento, fazendo vítimas entre os amiguinhos, os avós ou até mesmo a babá e a professora. “Por não articular bem as palavras, a criança dessa idade exprime-se por meio do corpo e dos gestos. Para ela, morder é uma forma natural de mostrar ao outro que está com raiva”, afirma a psiquiatra Lidia Strauss, da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O que fazer?

As mordidas são uma fase passageira. No entanto, mesmo que pareçam de brincadeira e não machuquem ninguém, não devem, jamais, ganhar aprovação. Caso contrário, a criança pode pensar que o que fez é bom. Palavras como “dói” e “não pode” são a melhor reação para orientar a criança a não morder. Segundo a psiquiatra Lidia, alongar as explicações não adianta, porque o filho dessa idade não entende. “Aos poucos, ele aprende a reconhecer os sinais dos pais que indicam o que não deve fazer.”

Mordidas demais...

Com o tempo, também, a criança aprende outras formas de se expressar e deixa as mordidas de lado. Se isso não acontecer a partir dos 3 ou 4 anos, e seu filho continuar a usar a mordida para aliviar tensões, é melhor ficar atenta. “Toda criança pode se alterar momentaneamente, por exemplo, numa brincadeira. Mas mordidas demais sinalizam agressividade sem controle”, diz Lidia. Se a ação se repetir com freqüência, a médica aconselha a procurar a ajuda de um profissional. Seu filho morde porque...está insatisfeito e quer mostrar isso; quer demonstrar força e ver a reação que provoca; não tem vocabulário suficiente para se expressar. Você deve conter tal comportamento sempre, impedindo que ele morda; dizer a ele que isso pode machucar as pessoas; procurar orientação se as mordidas se tornarem rotina.

Agressor e agredido

Os pais dos mordedores costumam ser mais relaxados do que aqueles que enxergam no corpo do filho dentadas alheias, segundo a pediatra Sandra. Se você está entre o grupo dos filhos mordidos, também relaxe. Quando a criança começa a viver em grupo, acaba descobrindo como se defender e se impor entre os coleguinhas. E uma hora ela vai avisar ao amigo mordedor que não gostou e não quer ser mordida de novo. Nunca incentive seu filho a revidar. "Os pais jamais devem estimular a agressão", ensina Sandra.

Fonte: Revista CRESCER

Reconhecimento e Valorização do Trabalho Realizado com o Pré





quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Semana do dia das Crainças


Direitos das Crianças - Turma da Mônica 




























Teatro João e Maria






                                                                   

                                                           Festa do Esquisito





Parabéns Professor!!!!





























Um brinde ao eterno sonhador,
Entregue às leis da sabedoria,
O bom professor!

Mestre competente,
Humilde e demente,
Na sala de aula um grande noviço
No sorriso de um aluno,
A grandeza de seu serviço.
Como o poeta diria:
No educador não existe poesia
És tu professor uma doce melodia.
O oleiro que modela uma criança,
O amanhecer de um futuro brilhante,
Que desperta esperança.
Como o cacto severo do deserto,
É o professor sábio e incerto,
Ensinando as leis da natureza,
Ao seu discípulo com franqueza.
Amigo do aluno,
Jamais importuno,
Ensina e educa
Briga e não machuca.
Professor, não se dá conta da sua plenitude,
De seu trabalho, uma verdadeira missão,
Operários ou presidentes,
Graças a uma grande lição,
Que um dia o professor ensinou,
Mas ensinou com o coração.



terça-feira, 8 de março de 2011

Mensagem para reunião de professores.



domingo, 9 de outubro de 2011

PARA REFLETIR

 O NOSSO RETRATO
Um sábio e seu discípulo estavam sentados sobre uma grande pedra, à porta de uma escola. Observaram a chegada de um rapaz, que, friamente, perguntou ao sábio: "Que tipo de pessoa vive nesta escola?" O sábio fez, então, a seguinte pergunta: "Que tipo de pessoa vive na escola de onde você veio?" O rapaz respondeu: "Pessoas invejosas, traiçoeiras, arrogantes, ruins..." E o sábio retrucou: "Aqui, você vai encontrar pessoas desse mesmo tipo." Irritado, o rapaz afirmou: "Então vou embora. Não vou nem entrar aí." Pouco tempo depois, chegou outro rapaz, vibrante, sorridente e alegre, que perguntou ao sábio: "Meu bom senhor, por gentileza, poderia me fazer o favor de informar que tipo de pessoa vive nesta escola?" Novamente, o sábio devolveu com a mesma pergunta: "Que tipo de pessoa vive na escola de onde você veio?" O rapaz respondeu: "Pessoas amáveis, inteligentes, responsáveis, objetivas, compreensivas, bondosas e alegres... Estou até com saudade delas. É que eu sou um aventureiro e adoro conhecer e conviver com novas pessoas, descobrir novos horizontes". O sábio então afirmou: "Aqui você vai encontrar pessoas desse mesmo tipo". "Que bom!", disse o rapaz... E entrou. Perplexo o discípulo perguntou: "Como pode ser, mestre? Perguntas iguais, respostas iguais e resultados tão diferentes? O primeiro rapaz foi embora e o segundo ficou". O sábio respondeu: "Você traz em seu coração e em sua mente o meio onde você vive e que constrói e, assim, encontra também no seu caminho pessoas, que respondem aos seus sentimentos, conforme você trata cada uma delas e com elas se relaciona." (Autor desconhecido)

domingo, 2 de outubro de 2011

PROJETO: LITERATURA INFANTIL



PROJETO: LITERATURA INFANTIL
TURMA: PRÉ
TEMA: NO MUNDO DA IMAGINAÇÃO
Duração: 3 MESES-DUAS VEZES POR SEMANA


Justificativa: A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas e muitas histórias, pois é através dos livros e contos infantis que a criança enfoca a importância de ouvir, contar e recontar histórias. Segundo Fanny Abramovich “... Escutá-las é o início da aprendizagem para ser um leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo...”.
Incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, é muito importante. Neste sentido a literatura infantil é uma peça fundamental para este desenvolvimento.

Objetivo geral: Levar o aluno ao mundo da imaginação e ao mesmo tempo a descobrirem o maravilhoso universo da literatura infantil.

Objetivos específicos:
• Reconhecer algumas Histórias infantis;
• Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
• Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;
• Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
• Enriquecer e ampliar o vocabulário;
• Intervir, posicionar, julgar e modificar historinhas e contos;
• Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
• Permitir a livre expressão;
• Promover e estimular a linguagem oral;
• Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla;
• Relacionar os números com a quantidade;
• Desenvolver e estimular a expressão corporal;
• Cuidar e valorizar os livros;
• Estimular o gosto pela leitura.


Conteúdos:
• Motricidade fina e ampla;
• Expressão corporal;
• Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;
• Historinhas (OS TRÊS PORQUINHOS, CHAPÉUZINHO VERMELHO, SITIO DO PICAPAU AMARELO);
• Criatividade e dramatização;
• Música e ritmo;
• Noção e visualização de quantidades - do número 1 ao número 3;
• Seriação, conjuntos.

Metodologia:
• Conversa informal diálogo e questionamento oral através das historinhas, cartaz, figuras e relatos sobre o assunto;
• Músicas dramatizadas relacionada às historinhas;
• História em seqüência;
• Quebra cabeça e jogos;
• Historinhas infantis;
• Dramatização das historinhas (teatrinho);
• Sessão historiada;
• Biblioteca na sala;
• Visita a biblioteca da Escola Municipal
• Fantoches e dedoches;
• Máscaras do lobo mau;
• Capas da Chapeuzinho Vermelho;
• Vídeos: OS TRÊS PORQUINHOS; CHAPEUZINHO VERMELHO; DEU A LOCA NO CHAPEUZINHO VERMELHO;
• Bonecos móveis do Sítio do Pica-pau Amarelo – Emília e Visconde Sabugosa(JOGO DE PERCURSO)
• Bonecos – Visconde e Emília com palitos de picolé.

Culminância: Apresentação de uma das historinhas e amostra dos trabalhos confeccionados pelos alunos.

Avaliação: Avaliação será contínua, através da observação diária das crianças no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.E também através das pautas de observação.

PROJETO KIDSMART

Sequência Didática: Diversidade Cultural na Educação Infantil

Área de formação humana: Identidade
Tema: Diversidade Cultural
Elaboração: Educadora Priscila C.. Nazário
Turma: Pré (32 alunos de 4 á 5 anos)
Tempo Estimado: 15 Dias (2 vezes por semana)

JUSTIFICATIVA:
A Sequencia Didática Diversidade Cultural propõe uma discussão não só com os pequeninos, mas também com todo CMEI sobre identidade cultural destes e as várias culturas existentes em nosso país no âmbito individual, social e coletivo, buscando entrelaçar as diversas linhas do conhecimento das Áreas de Formação Humana.
O trabalho com Literatura Infantil, nos trás possibilidades de explorar várias habilidades e competências desta faixa de idade. Sendo assim, com a opção da história Menina Bonita do Laço de Fita como ponto de partida para a discussão, pode-se explorar a heterogeneidade no Cmei, como o preconceito racial, buscando, as origens dos participantes, suas descendência, culturas em que estão inseridos, como: comidas típicas, costumes, danças, lendas e religião, não só local, mas também global. Com isso, formar cidadãos críticos e autônomos que participam do processo social, conscientes de seus direitos e deveres na sociedade com base no respeito mútuo.

OBJETIVO GERAL:
Abordar as diversidades culturais bem como suas particularidades, através do processo de conhecer, descobrir, interagir, e apropriar-se de novos repertórios de forma prazerosa, rica e envolvente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Pesquisar as diferentes culturas da comunidade juntamente com a interação família CMEI;
*Estimular a formação de opiniões, atitudes e valores que desenvolvem os cidadãos críticos e éticos para a consciência étnico-racial;
*Trabalhar a auto-estima no educando, para que este possa relacionar-se com os seus pares.Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

RECURSOS:
Livro de história; DVDs; Fotos; mapa-múndi; computador; revistas; isopor; lápis de cor; tinta guache, pincel; papeis coloridos, caderno de desenho.
DESENVOLVIMENTO:

1° ETAPA
No computador mostrar para os educandos o vídeo: “Dumbo-Trabalhando as Diferenças. (YOU TUBE- http://youtu.be/aLSSXrkm3Sk)

2° ETAPA
Deixar para disposição dos educandos revistas, para procurar imagens de diferentes pessoas e grupos sociais e recortá-las.Na roda de conversa deixar exposto aos olhos dos educandos as imagens selecionadas pelos mesmos, e questioná-los sobre o que podem ver de diferença ou semelhanças entre as pessoas das fotos. Comparando a cor dos olhos, do cabelo, como se vestem, etc.

4°ETAPA
Leitura do poema “A Diversidade Cultural”e fixar no mural de atividades do pátio externo juntamente com as imagens selecionadas pelos educandos.

5° ETAPA
Leitura da História: “Menina Bonita do Laço de Fita” e pedir para que os educandos desenhem no caderno de desenho a história.Em seguida,no computador os educandos poderão ver a história em animação(You tube-http://youtu.be/gzMdC-Hwo2I)

6°ETAPA
Desenho livre no Paint em dupla, cada qual deverá desenhar seu amigo no computador e imprimir seu desenho e deixar exposto no mural da sala, para que seus colegas possam visualizar suas produções artísticas. Enquanto uma dupla está no computador, as demais crianças da sala estarão brincando nos cantinhos de atividades diversificados.

7° ETAPA
Construir com os educandos um gráfico no computador, com as seguintes características: cor dos olhos e cabelos. E em seguida a professora entregará um adesivo com o nome e cada aluno deverá colocar o seu nome na coluna correta.Após ficar pronto o gráfico,comparar quantas crianças tem olhos e cabelos escuros e quantas crianças tem olhos e cabelos claros.

8° ETAPA
Xilogravura: Na frente do espelho os educandos irão se auto desenhar na forma de isopor, fazendo relevo com o lápis preto. Em seguida, irão passar o pincel com tinta preta sobre forma,e depois transpassar o desenho no papel sulfite.

9° ETAPA
Em roda a professora irá colocar fotos trazidas pelos educandos espalhadas ao meio, um a um irá escolher uma foto e analizar as caracteristicas do pai ou da mãe e tentar adivinhar a qual colega pertence a foto.

10 ° ETAPA
Mostrar o mapa mundi juntamente com fotos de pessoas de cada região, mostrando as suas caracteristicas fisicas, suas vestimentas, como vivem, etc. Finalizando a sequencia com um desfile das etnias para o Cmei.As roupas para o desfile será providência pela pedagoga e pela educadora que possuem roupas de etnias.

11º ETAPA
No programa jclic colocar para os educandos o joga da memória com imagens de pessoas de diversas etnias. E também, o jogo quebra cabeça com foto das crianças da sala.

AVALIAÇÃO:
Observação e registro na pauta de observação sobre a participação dos alunos em todas as situações de aprendizagem, relatando avanços e dificuldades

* Atenção: Devido o roubo do CPU infelizmente não foi possível realizar as etapas que se utilizavam do KidsMart.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Foi gratificante ter realizado essa Sequencia didática com os educandos, pois ao longo do tempo as crianças além de demonstrarem interesse em participar das atividades propostas demonstraram também que aprenderam a valorizar a si e ao próximo. Entendendo que todos são iguais, que não importa a raça ou a cor de sua pele para ser feliz. Ao final da Sequencia o objetivo foi alcançado com sucesso e com auxilio do kidsmart só acrescentou essa conquista. Porque está em nossas mãos o compromisso em formar cidadões críticos e que respeitam a diversidade cultural