terça-feira, 20 de setembro de 2011

JOGO DA VELHA

JOGO DA VELHA
Organizado por : PRISCILA E ELIZA
Turma: Pré

Propusemos a crianças de 4 e 5 anos que elaborassem um jogo a partir de outro já conhecido por elas. Tratava-se da primeira experiência dos alunos nesse sentido, e nós consideramos que ela permitiria a eles terem um parâmetro para sua própria criação, uma referência de como se estrutura o texto de um jogo, como se dá a organização gráfica e espacial de um tabuleiro, entre outros aspectos. O jogo que propusemos era o Jogo da Velha

Conhecendo o jogo:
Divididos em duplas, os alunos inicialmente analisaram o tabuleiro de acordo com algumas orientações da professora:
Isso que vocês que vocês veem é um tabuleiro de jogo. Olhem bem para ele e me digam o que vocês percebem.
Por que será que o tabuleiro tem esses números na parte de cima?

Como será que jogamos esse jogo?
Enquanto liam a imagem do tabuleiro os alunos perceberam muitos sinais das regras: acho que joga como o jogo da velha; acho que você escolhe um número e uma peça e então joga, etc. A professora anotou as hipóteses em um papel pardo, colocou na sala e, mostrou a eles como jogavam e quais as regras. Fez isso colocando um grande tabuleiro no quadro e jogando junto com a turma. Segundo o depoimento dela:
Foi interessante perceber como rapidamente entenderam as regras e como utilizar os números para jogar, eles adoraram jogar assim. Freqüentemente comentavam coisas como "fale 2 e 1 para por uma ficha na casa ", ou "Não, presta atenção, senão o outro preenche a linha, ou "se escolheu 2 e 3 não pode marcar as peças''.
Apenas na terceira vez em que jogaram é que eles fizeram o jogo em duplas e, após ter acompanhado as duplas e ter certeza que já haviam compreendido as regras, arriscando-se mais nas escolhas dos números, a professora propôs que voltassem ao texto produzido no primeiro momento, que comparassem com as regras para descobrirem semelhanças e diferenças e então produzissem uma escrita final das regras para que outras pessoas pudessem jogar se desejassem. Os próprios alunos voltaram ao texto muitas outras vezes enquanto jogavam.

Para conhecer um jogo é preciso jogá-lo
Jogar mais vezes permite ao aluno apropriar-se de estratégias, compreender o jogo, suas regras e aprimorar seus raciocínios e linguagem enquanto joga. Nesse processo após o término do jogo é possível pedir que os alunos desenhem suas impressões ou que resolvam alguns problemas a partir dele.

avaliação do jogo
As crianças adoraram jogar o próprio jogo bem como os jogos uns dos outros. Além disso, a atividade permitiu uma melhor aprendizagem e um melhor desenvolvimento de estratégias de jogo e, portanto de resolução de problemas, bem como a compreensão de como se processa a elaboração de um jogo, incluindo aí suas regras e tabuleiro.

Regras do jogo:
Participantes: 2 jogadores
Cada jogador coloca uma peça em uma casinha, cada um na sua vez.
O objetivo do jogo é tentar colocar 3 peças seguidas e impedir que o outro jogador consiga por 3 peças seguidas.
Ganha quem fizer uma fileira completa primeiro.
Vale em todas as direções, desde que a fileira não faça esquina!
Desenvolve: lateralidade,raciocínio lógico,estratégias,noções de :em cima, embaixo,diagonal,horizontal e vertical.



Nenhum comentário:

Postar um comentário